Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha Salarial

Funcionários da Bosch páram produção

Cerca de 3,5 mil funcionários da fábrica da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) interromperam as atividades da unidade por cinco horas ontem. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a empresa teria ignorado as reivindicações da categoria, que tem data-base para em 1.º de dezembro. A unidade da Bosch, que produz bicos e bombas injetoras para motores a diesel, é a maior do setor metalúrgico do Paraná, com mais de 5 mil funcionários, e a sétima maior exportadora do estado.

O protesto reuniu 3,5 mil trabalhadores. Eles deram prazo de 48 horas para que a Bosch apresente uma proposta. Caso contrário, haverá nova paralisação a partir de amanhã, desta vez por tempo indeterminado. A Bosch informou que "está sempre disposta a conversar com o sindicato e dará continuidade às negociações para conseguir um acordo".

Os metalúrgicos pedem o repasse da inflação medida pelo INPC (que foi de 2,71% nos últimos 12 meses até outubro), mais aumento real de 5% – além de aumento de 20% no piso salarial e transparência no plano de cargos e salários. A Bosch teria oferecido somente o repasse da inflação, segundo o SMC.

O presidente do sindicato, Sérgio Butka, diz que a empresa também teria interesse em retomar a jornada de trabalho aos sábados, extinta há mais de dez anos – desde então, os turnos são mais longos de segunda a sexta. A Bosch informa que a proposta tem por objetivo a "manutenção de empregos em 2007".

As empresas Möller, de Colombo, Haas do Brasil, da CIC, e Dana, de Campo Largo, já fecharam acordo com os funcionários. Já na Aspro e na Gans, de Campo Largo, empregados interromperam as atividades durante uma hora e meia na segunda-feira. Os trabalhadores da Resipeças, também de Campo Largo, fizeram greve de um dia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.