O sindicato dos bancários do Rio marcou para esta quinta-feira (27) um protesto contra a postura do BNDES que, na atual campanha salarial, ainda não teria apresentado nenhuma proposta de reajuste nas seis reuniões já realizadas. A manifestação pode ampliar a disposição dos trabalhadores entrarem em greve, o que pode ser decidido na assembleia do sindicato, marcada para a próxima segunda-feira.

CARREGANDO :)

"Há um clima de revolta, pelo desrespeito do banco e do governo em sequer apresentar uma proposta. O assunto greve está sendo falado pelos trabalhadores", afirmou Carlos de Souza, diretor do sindicato, que alega que os lucros recordes do banco indicam a possibilidade de aumento real aos trabalhadores.

O sindicato espera contar com até mil funcionários do banco no ato, marcado para ocorrer no hall da sede, às 12h30m. Os funcionários pedem aumentos salarial de 12,8%, aumento maior para o piso da categoria e abono salarial.

Publicidade

Apesar de serem bancários, os funcionários da estatal ainda possuem negociações separadas. Os funcionários ainda estão em fase de adesão ao sindicato - o que começou a ocorrer há dois anos. Além da negociação salarial diferenciada, a carga horária dos funcionários do BNDES é maior que a dos demais bancários.

Procurado, o BNDES não se manifestou até o momento.