Bancários do Itaú fazem nesta quarta-feira (23) um dia de paralisação das atividades e do atendimento ao público. Ao todo, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, 20 agências do anel central da capital estão fechadas. Os clientes só conseguem atendimento nos caixas eletrônicos.
Funcionários do banco estenderam faixas na entrada dos estabelecimentos. O protesto, segundo o Sindicato, atinge apenas as agências localizadas na região central da cidade. As agências nos bairros da capital funcionam normalmente. O ato em protesto contra o Itaú ocorre apenas nesta quarta e os serviços devem voltar ao normal na quinta-feira (24).
A paralisação faz parte de um protesto nacional em que os funcionários do banco em todo o Brasil se manifestam contrários às demissões na empresa. Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o Itaú demitiu, no primeiro trimestre de 2012 em todo o país, 1.964 funcionários sem realizar novas contratações. Além disso, segundo a Contraf, outros funcionários também foram demitidos para a contratação de novos empregados com salários menores.
Em contrapartida das demissões, informa a Confederação, o lucro líquido da empresa foi de R$ 3,4 bilhões nos três primeiros meses do ano. O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana informou que, em 2012, cerca de 100 homologações de demissão do Itaú foram feitas na capital. Ainda de acordo com o Sindicato, em 70% dos casos, os demitidos foram bancários contratados desde os anos de 1985 e 1986, que estão prestes a adquirir estabilidade de pré-aposentadoria, direito garantido na Convenção Coletiva de Trabalho.