A segunda e a terceira maiores agências de publicidade do mundo, a norte-americana Omnicom e a francesa Publicis, anunciaram no domingo uma fusão que dará origem à nova líder do setor, com valor de mercado de US$ 35 bilhões.
Publicis e da Omnicom terão 50% do novo grupo, numa "fusão de iguais". A companhia, que se chamará Publicis Omnicom Group, terá o maior faturamento da indústria publicitária, de US$ 23 bilhões, ultrapassando a britânica WPP.
No Brasil, o grupo americano tem participação na AlmapBBDO, na LewLara/ TWBA e na DM9DDB. A Publicis é acionista da Publicis Brasil, da Leo Burnett e da F/Nazca Saatchi & Saatchi.
O acordo, segundo as empresas, foi motivado pelo avanço da publicidade digital e pela relevância do "big data", banco de dados sobre o perfil do consumidor. Com a união, as empresas ganham fôlego para competir com Google e Facebook, que se tornaram grandes concorrentes das agências em razão do banco de dados que têm de seus usuários.
A Omnicom, que vem expandindo suas operações digitais organicamente, fortalece-se nessa área ao incorporar a Starcom MediaVest, da Publicis, uma das maiores agências de mídia digital do mundo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast