A cervejaria Anheuser-Busch InBev, de capital belga e brasileiro, recebeu nesta quarta-feira (20) aprovação dos Estados Unidos para adquirir a britânica SAB Miller, após aceitar se desfazer da marca Miller e abrir portas para maior competição entre cervejas artesanais.
A AB InBev vai vender a fatia da SAB Miller na MillerCoors LLC, separando as duas marcas, e conter práticas que restringem a distribuição de pequenas cervejarias rivais, protegendo a competição, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA em comunicado. O acordo previne qualquer aumento da concentração da indústria cervejeira americana, segundo a nota.
“As duas maiores cervejarias americanas – ABI e MillerCoors – permanecerão agora como concorrentes independentes após o acordo”, disse Sonia Pfaffenroth, uma assistente da vice-Procuradoria Geral da divisão antitruste no órgão americano.
Distribuidores que vendem cervejas da AB Inbev “terão liberdade para vender e promover a variedade de cervejas que muitos americanos bebem”.
O acordo de aprovação da fusão das duas grandes cervejeiras, anunciada no fim do ano passado, vai contra as recentes ações do governo americano com relação a outras uniões, como no setor de perfuração de petróleo e materiais para escritórios. Nesse caso, as companhias propuseram vendas de ativos desde o início, o que ajudou a solucionar preocupações das autoridades antitruste.
As empresas ainda precisam da aprovação da China antes de fechar a transação. No último mês, fontes próximas à negociação disseram à Bloomberg News que autoridades chinesas estavam perto de dar sinal verde à fusão após as companhias aceitarem vender a fabricante da cerveja Snow. A AB Inbev espera encerrar o processo neste segundo semestre.
As ações da AB InBev fecharam o pregão da Bolsa de Bruxelas com queda de menos de 1%, cotadas a 112,95 euros. Já na Bolsa de Londres, a SAB Miller encerrou a sessão praticamente estável, a 44,25 libras. Por sua vez, os papéis da Molson Coors Brewing, que vai comprar a participação da SAB Miller na joint venture, avançaram 2,8% na Bolsa de Nova York, a US$ 100,80.
Maior empresa do setor
A AB InBev, que ocupa o posto de maior cervejaria do mundo, iniciou o processo de compra da SAB Miller por US$ 126 bilhões para conquistar o acesso da SAB Miller a marcas emergentes na América Latina e África.
Seguindo desinvestimentos, o acordo manterá as marcas Budweiser, Beck’s e Stella Artois sob o teto da AB Inbev, enquanto cederá o controle de outras como a Miller, nos EUA, e a Peroni e Pilsner Urquell na Europa.
“Com o acordo de hoje, tomamos um passo significante na transação, que criará a primeira cervejaria realmente global”, disse o diretor executivo da AB InBev, Carlos Brito, em comunicado. “Nossa combinação com a SAB Miller trará mais escolhas a mais consumidores de cerveja – e ampliará a extensão do alcance global de nossas icônicas marcas americanas, como a Budweiser – em mercados fora dos Estados Unidos”.
Houve pressão de alguns acionistas da SAB Miller para mudar a estrutura do acordo. Alguns administradores de fundos queriam que a companhia britânica reconsiderasse a oferta de 44 libras por ações após a queda da divisa desde o referendo britânico que optou pela saída do Reino Unido da União Europeia, realizado no fim de junho. O quadro executivo da SAB Miller, que se reúne antes do encontro anual de acionistas na quinta-feira (21), já recomendou a proposta.