As drogarias São Paulo e Pacheco, do Rio de Janeiro, cofirmaram que irão fundir suas operações para a criação da Drogarias DPSP, que passa a ser a maior rede varejista de medicamentos do país.
De acordo com comunicado divulgado pelas empresas, a nova líder do segmento de farmácias nasce com 691 lojas, presença em cinco estados e faturamento de R$ 4,4 bilhões nos 12 meses encerrados em junho último.
"Com a operação, foi criada uma nova companhia, mais forte e competitiva com operações altamente complementares. As marcas Drogaria São Paulo - líder no estado de São Paulo - e Drogarias Pacheco - líder no estado do Rio de Janeiro - serão mantidas", afiram as empresas em comunicado ao mercado.
A gestão da nova empresa, a DPSP, será compartilhada entre os grupos Carvalho (dono da São Paulo) e Barata ( que controla a Pacheco), "que terão poderes iguais na definição e implementação das estratégias da companhia".
O empresário carioca Samuel Barata irá presidir o Conselho de Administração da nova rede, enquanto Gilberto Martins Ferreira coamdará suas operações.
Com 68 anos no mercadop, a Drogaria São Paulo é a 2a. maior rede de varejo farmacêutico do Brasil, com 348 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, com faturamenyto de R$ 2,2 bilhões em 2010.
A Drogarias Pacheco foi fundada há quase 120 anos e é líder no Rio de Janeiro. Tem ao todo 343 farmácias, sendo parte delas também em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.