Enquanto a BRMalls se desfez de sete shoppings de porte menor, duas concorrentes de peso aprovaram nesta semana a fusão das operações e passaram, assim, a liderar o mercado de shopping centers no país.
Os conselhos de administração da Sonae Sierra Brasil e da Aliansce deram sinal verde para início imediato da operação do novo grupo, batizado de Aliansce Sonae Shopping Centers SA. As vendas das duas empresas somaram R$ 14,8 bilhões nos últimos 12 meses, com receita líquida foi de R$ 876 milhões.
A Aliansce Sonae vai administrar 40 shoppings, 29 próprios e 11 de terceiros. Já a BRMals ficará com 29 shoppings no portifólio, contra 52 centros de compra que tinha em 2013.
Leia também: Shoppings criam apps para estreitar relacionamento entre clientes e marcas
Por ora, a Aliansce Sonae não deve anunciar novos shoppings, segundo seu presidente, Rafael Sales, porque a maioria dos lojistas ainda estaria machucada pela crise e sem condição de expandir suas redes. “Dificilmente vamos anunciar um greenfield (novo projeto) nos próximos 12 meses, mas temos estudos nas regiões que consideramos interessantes”, disse.
Quanto à BRMalss, que perdeu a hegemonia de uma década no setor, o foco, segundo o presidente Ruy Kameayma, é rentabilidade em vez de tamanho. “Há dois anos temos esculpido o portfólio, saindo de ativos considerados não estratégicos”, disse.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast