Resultado da fusão entre a Salsa Digital e a MobiOn Tecnologia, a nova agência SalsaMobiOn nasce com a proposta de combinar tecnologia e comunicação para que as empresas atuem de maneira estratégica na internet, com produtos que vão desde o próprio site até investimentos em publicidade e mídias sociais. A união das empresas, segundo o empresário José Manuel Barbosa (à esquerda na foto, ao lado do sócio Weber Dal Pin), que assume a presidência da nova operação, pretende trazer ao Paraná e a Santa Catarina um conceito que já existe em agências do eixo Rio-São Paulo e no mercado internacional. "Não queremos concorrer com as agências de internet, mas complementar o trabalho delas. Que elas consumam a nossa experiência de visão estratégica", disse Barbosa à jornalista Cinthia Scheffer.
Qual será o foco do trabalho da SalsaMobiOn?
O mercado vem trabalhando de duas formas bem diferentes: ou por meio de agências de publicidade que tinham braços digitais, mas com viés de propaganda muito forte, ou com empresas especializadas em tecnologia, que também não têm experiência de design. Elas, em geral, criavam algo muito básico, sem apelo. Nossa proposta é unir a estratégia de negócio com a comunicação.
O que essa visão estratégica muda no negócio?
Uma das premissas do planejamento estratégico é saber quais são os resultados possíveis e como a empresa pode chegar até eles. Muitos executivos morrem de medo de investir na internet. Com essa visão de investimento versus resultado, ele tem a visão de cada centavo que está aplicando.
Qual o plano para o futuro? Em que mercados a empresa pretende atuar?
Nosso berço é no Paraná. Como há um espaço a ser explorado, seja por atendimento direto, seja por parcerias, acreditamos que temos um oceano azul para navegar no estado. Mas também temos pessoas atuando em outros estados.
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Muffato quer comprar
O Super Muffato, maior grupo supermercadista do Paraná, está mais disposto a comprar do que vender ativos. "Estamos mais atentos à possibilidade de adquirir concorrentes", diz o diretor Everton Muffato, ao refutar qualquer negociação para venda das lojas ao grupo americano Walmart, que no Paraná opera com as bandeiras Walmart Supercenter, Big, Mercadorama, Sam´s Club e Maxxi Atacado. Há duas semanas, o Muffato notificou o jornal Brasil Econômico para que desmentisse notícia sobre eventual negociação entre as redes.
Neste ano, o grupo paranaense inaugura mais cinco lojas, todas em terrenos próprios, nas cidades de Cambé, Apucarana, Paranavaí, Toledo e Cascavel. Desde 2008 o grupo Muffato adquiriu as lojas Big, em Londrina; a rede Fattão em Londrina e Maringá; a rede Panorama, em Foz do Iguaçu; e o Superpão, em Curitiba.
Entre franceses
Especulação recente também envolveu o grupo francês Carrefour e o Pão de Açúcar (pertencente ao também francês Casino). A eventual fusão entre os dois foi negada por todas as partes, mas o desgaste foi grande. O Casino recorreu a um tribunal arbitral contra Abílio Diniz, alegando violação do acordo de acionistas por manter negociações sem prévia autorização.
Mais uma
No Paraná, o grupo de supermercados Condor, que recentemente entrou para o clube dos dez maiores do país, deve inaugurar ainda este ano três novas lojas nas cidades de Colombo, São José dos Pinhais e Castro, e revitalizar as lojas de Araucária e Apucarana. O investimento total é de R$ 80 milhões.
Vento sustentável
A Eletrosul, subsidiária da Eletrobrás, encaminhou sexta-feira ao Operador Nacional do Sistema (ONS) a documentação que permitirá a operação da primeira turbina do complexo eólico de Cerro Chato, em Santana do Livramento (RS). A inauguração do primeiro empreendimento estatal de geração de energia eólica ocorre 13 anos após a privatização do parque de geração da Eletrosul. A estatal agora investe para retomar a geração, mas desta vez focada na energia de fontes limpas e renováveis.
O parque eólico terá 45 torres, cada uma com 108 metros de altura, com potência instalada de 90 MW, energia suficiente para atender uma cidade de meio milhão de habitantes.
Destino: Rússia
Governo federal e representantes dos frigoríficos embargados pela Rússia estão organizando uma missão para tentar reverter o tombo levado nesta semana e que se atribui à retaliação comercial. O grupo tem viajado com frequência a Moscou e acredita ser possível reverter o bloqueio imposto sob a alegação de problemas sanitários que o setor da carne repudia com veemência.
Para que a missão brasileira tenha tempo de ir a Moscou é preciso que a Rússia adie a suspensão das importações de 15 para 30 de junho. Entre os 89 exportadores bloqueados, estão 39 do Paraná, 27 do Rio Grande do Sul e 23 de Mato Grosso. Ou seja, todas as empresas que exportam carne bovina, suína e de frango para a Rússia nesses três estados foram embargadas.
Homenagem da indústria
A Fiep comemora o Dia da Indústria amanhã, às 19 h, no Cietep, com homenagem a empresários de destaque. A Medalha do Mérito Industrial será entregue a Augusto José Sperotto, da Fiasul, Manoel Lacerda Cardoso Vieira, do Grupo Santa Maria, e Miguel Gellet Krigsner, do Grupo Boticário. O empresário Wolney Betiol, cofundador da Bematech e vice-presidente da Federação das Indústrias, receberá a Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Também será prestada homenagem póstuma a Joaquim D'Almeida Faria Sobrinho (1847-1893), com a concessão da comenda Benemérito da Indústria do Paraná. Presidente Faria presidiu a Província do Paraná, e foi grande incentivador da indústria da erva-mate.
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