A esperada parceria entre a gigante do setor de mídia Televisa e a Nextel no setor de telefonia móvel continua suspensa enquanto as companhias finalizam os detalhes da operação contestada por suas rivais.
A maior produtora mundial de conteúdo televisivo em espanhol e a Nextel, unidades mexicana da NII Holdings, conseguiram o licenciamento para usar boa parte do espectro para transmitir sinais de Internet sem fio em todo o país.
Desde que anunciaram a parceria no começo do ano, as empresas vêm afirmando que precisam da licença para poder continuar com seus planos de entrar no mercado de telefonia móvel mexicano, atualmente dominado pelo magnata Carlos Slim.
Até o momento, as empresas enfrentaram críticas ao processo de licenciamento e contestações legais ao acordo, e suas concorrentes continuam levando o caso aos tribunais.
O executivo Ricardo Salinas Pliego, da principal rival da Televisa, TV Azteca, e a operadora Iusacell vêm contestando o acordo em tribunais locais há várias semanas.
Investidores estão ansiosos quanto ao resultado do acordo após o longo e árduo processo de aprovação.
"Provavelmente, a questão será como irão estruturar o acordo caso o judiciário imponha uma nova determinação contra a operação", disse um analista norte-americano sob condição de anonimato.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast