Curitiba Formar uma geração de empreendedores, mais preparados para o mercado de trabalho ou para administrar seu próprio negócio. O projeto parece ambicioso, mas não faltam voluntários apostando na ideologia da Junior Achievement, organização não-governamental fundada nos Estados Unidos em 1919 e trazida ao Brasil há 11 anos por um grupo de empresários do Rio Grande do Sul. Só no Paraná, a entidade vai levar este ano educação complementar a mais de 10 mil estudantes de 42 escolas públicas e particulares pelas mãos de cerca de 600 voluntários.
Hoje a atuação no estado está restrita a Curitiba, região metropolitana e Ponta Grossa, mas a organização já tem projetos para estendê-lo a escolas de pelo menos outras quatro cidades paranaenses ainda em 2006. Segundo a diretora da Junior Achievement Paraná, Roseni Galva, a ONG está buscando escolas parceiras e empresas financiadoras em Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel.
"Nosso principal objetivo é despertar o espírito empreendedor em jovens ainda em idade escolar e dar oportunidade para que sejam melhores profissionais", explica a diretora. Os projetos da organização atendem alunos desde a 5.º série ao 2.º ano do ensino médio. "No ensino fundamental o programa acompanha o próprio conteúdo trabalhado em sala de aula e trabalha conceitos de economia, marketing e comércio internacional, por exemplo." Dependendo da série, os alunos têm entre 5 e 10 aulas, ministradas por universitários ou profissionais voluntários. "Estamos plantando uma semente, levando uma carga de informações maior para esse jovem que será, sem dúvida, um diferencial no futuro."
A partir do ensino médio a participação é opcional, e os estudantes interessados participam de um processo de seleção organizado pelas próprias escolas. Neste ano, segundo Roseni, cerca de 900 alunos estão inscritos, divididos em 32 grupos. Nesta etapa, o principal programa da Junior Achievement é o "Miniempresa": com o apoio de pelo menos quatro profissionais (das áreas de marketing, produção, recursos humanos e finanças), cada grupo cria a sua própria empresa e é responsável pela produção e pela venda de um produto escolhido por eles.