Os ministros das Finanças do G20 manifestaram nesta sexta-feira (29) seu "completo" apoio às medidas acertadas na Cúpula Europeia, em um comunicado difundido no México, país que ocupa a presidência temporária do grupo de economias desenvolvidas e emergentes.
"O G20 acolhe e apoia completamente o conjunto de medidas acertadas na Cúpula Europeia", destacaram os ministros no documento.
Na cúpula realizada há duas semanas, na cidade mexicana de Los Cabos, os membros do G20 na zona do euro (Alemanha, França e Itália) se comprometeram a adotar medidas para "salvaguardar a integridade e a estabilidade da região, melhorar o funcionamento dos mercados financeiros e romper a relação entre a dívida soberana e a dos bancos".
"As medidas de política econômica acertadas na Cúpula da Eurozona constituem passos significativos nesta direção e demonstram que a Europa está cumprindo com seus compromissos".
A zona do euro acertou na madrugada desta sexta-feira implementar um mecanismo para recapitalizar diretamente os bancos, sob certas condições, delegando ao Banco Central Europeu a supervisão financeira da eurozona, além de fechar um pacto de crescimento de 120 bilhões de euros.
O G20 destacou que espera "a rápida implementação das medidas acertadas, seus detalhes e o trabalho adicional necessário para fortalecer a União Econômica e Monetária, em um plano com datas e ações específicas".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast