Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Washington

G20 não concorda sobre taxação a bancos, diz Mantega

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (23) haver divergências dentro do G20 sobre uma taxação para os bancos.

Ele também disse que os países do Bric - Brasil, Rússia, Índia e China - acreditam que a tarifa é mais apropriada para economias que tiveram perdas financeiras.

O G20 inclui o Brasil, os Estados Unidos, a União Europeia e a Índia, entre outras nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Os ministros de finanças do grupo se encontraram em Washington nesta sexta.

Os ministros das Finanças e representantes de bancos centrais do G20 pediram que o Fundo Monetário Internacional (FMI) continue seu trabalho sobre a proposta de aplicar novos impostos aos bancos.

Nesta semana, enquanto os EUA e vários países europeus defenderam um imposto sobre os bancos para ajudar a pagar e evitar futuras crises, o Canadá se mostrou contrário à ideia, colocando em destaque a discordância sobre o tema.

Sem endossar especificamente a ideia de dois impostos propostos pelo FMI, os ministros do G20 disseram, contudo, que esperam considerar uma proposta final do fundo antes do encontro dos líderes do G20 em junho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros