Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
desaceleração

G20 teme disparada do desemprego

Paris - Os riscos de um desemprego prolongado estão crescendo nos países do G20, grupo dos 20 países mais desenvolvidos e em desenvolvimento, ao mesmo tempo em que a atividade econômica desacelera, mostrou um estudo da Organização Inter­nacional do Trabalho (OIT) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentado ontem, em Paris. O estudo indica que os países do G20 perderam 20 milhões de empregos com a crise financeira de 2008 e se arriscam a perder mais 20 milhões até o fim de 2012.

"Estamos muito preocupados com o que estamos vendo nos números", disse Stefano Scar­petta, chefe de análise de empregos na OCDE, logo antes de uma reunião de dois dias que ocorrerá na capital francesa com os ministros do Trabalho dos 20 países. "O emprego e as políticas sociais deveriam estar no centro de uma política de combate à situação atual", acrescentou.

A recente expansão do emprego no G20 é insuficiente para compensar os 20 milhões de empregos perdidos na crise econômica de 2008, disse Scarpetta. O emprego cresceu 1%, mas é necessária uma expansão anual de pelo menos 1,3% para suprir a falta de 20 milhões de empregos nos países do G20 até 2015. Scarpetta disse que a situação tende a piorar com a atual desaceleração da economia.

"Se a taxa de emprego crescer 0,8% até o fim de 2012, agora uma possibilidade bem presente, então a falta de empregos crescerá em mais 20 milhões de postos de trabalho para um total de 40 milhões nos países do G20", diz o relatório da OIT e da OCDE. "Isso não é apenas sobre negócios. Nós temos uma situação pela frente onde as tensões sociais vão aumentar. Isso é uma questão para o G20 porque, quando as tensões sociais crescem em um país, elas têm implicações em outro", afirmou Scarpetta.

O estudo indica que 200 milhões de pessoas estão desempregadas atualmente no mundo, a pior marca desde a Grande De­­pressão que começou a partir de 1929. A OIT e a OCDE ressaltam, no entanto, que o desempenho é desigual, com forte crescimento do emprego em países como Brasil, Alemanha e Indonésia e situação crítica em nações como a Espanha e os Estados Unidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.