Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Número 2 da Fazenda

Ministério exonera Gabriel Galípolo para assumir cargo no Banco Central

Gabriel Galípolo
Conhecido como "número 2" da pasta, Gabriel Galípolo será sabatinado pelo Senado na próxima semana antes de assumir cargo no BC. (Foto: Washington Costa/Ministério da Fazenda)

Ouça este conteúdo

O Ministério da Fazenda confirmou nesta terça (20) a exoneração do economista Gabriel Galípolo, então secretário-executivo da pasta conhecido como “número 2”, para assumir o cargo de diretor de política monetária do Banco Central. No lugar dele assume o ex-diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasi, Dario Durigan, de acordo com o ofício publicado no Diário Oficial da União (veja na íntegra).

A exoneração de Galípolo ocorre uma semana antes de ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para poder assumir o cargo na autoridade monetária. O economista foi indicado pelo ministro Fernando Haddad à diretoria do Banco Central em maio por ser um “nome de confiança” do mercado financeiro e para “entrosar as equipes do BC e da Fazenda”, disse o ministro na época.

O nome do economista foi, ainda, uma sugestão do próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para assumir a diretoria de política monetária. Campos Neto tem sido alvo frequente de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta da manutenção da taxa de juros a 13,75%.

Na época da indicação, Haddad disse que se reúne frequentemente com Campos Neto para discutir tanto a questão da Selic como dos rumos das políticas monetárias. Galípolo será um dos nomes a compor, após aprovação do Senado, o Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por analisar a conjuntura econômica que define a taxa de juros para o período.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.