A Gafisa assinou contrato para venda de 70% da Alphaville para as empresas de private equity Blackstone Real Estate Advisors L.P. e Pátria Investimentos Ltda por R$ 1,4 bilhão. A empresa também entrou em acordo com os sócios fundadores do Alphaville para finalizar a aquisição da participação remanescente de 20% no capital de Alphaville, pelo valor de R$ 367 milhões. O acordo coloca um ponto final no processo de arbitragem entre os sócios.
Segundo a Gafisa, a Blackstone e o Pátria Investimentos manterão a atual equipe de gestão da Alphaville. Após a transação, Alphaville continuará como afiliada da Gafisa, sendo que a companhia continuará desempenhando papel relevante da incorporadora de condomínios, mantendo representantes como membros do Conselho de Administração, ocupando dois de um total de seis assentos.
Modelo de negócios
A empresa avalia que o modelo de negócios único e a marca amplamente reconhecida de Alphaville, aliados à capacidade de gestão da Gafisa, contribuíram para seu crescimento significativo. "Entre 2007, o primeiro ano sob controle e gestão da Gafisa, e 2012, os lançamentos aumentaram mais de quatro vezes, de R$ 237 milhões para R$ 1,3 bilhão, enquanto o retorno sobre o patrimônio (ROE) médio para o período foi de 45% ao ano", informa.
A companhia lembra que iniciou uma análise estratégica para o negócio Alphaville em setembro de 2012. As opções incluíam um IPO da Alphaville, a venda de uma participação nesta empresa ou ainda a manutenção da situação atual. "Após cuidadosa análise, o conselho de administração da Gafisa juntamente com a alta administração da companhia, entendendo que a venda de uma participação majoritária para Blackstone e Pátria Investimentos geraria o maior valor possível para os acionistas da Gafisa, aprovou a transação", afirma.
Alavancagem
"Esta é uma excelente oportunidade para destravarmos o valor significante que foi gerado em Alphaville sob a administração da Gafisa, desde a aquisição em 2006. Os recursos reforçarão o balanço da Gafisa por meio da redução da alavancagem e permitirão gerar valor ao acionista no longo prazo por meio da capitalização no potencial de crescimento das nossas marcas Gafisa e Tenda", afirma a empresa. A Gafisa destaca ainda que essas marcas operam em mercados em expansão e estão posicionadas para uma melhora na rentabilidade após profunda reestruturação no ano passado e a entrega da maior parte do legado de projetos ainda em 2013.
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