Às vésperas da sabatina, o indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reuniu nesta segunda-feira (7) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad acompanhou o encontro.
Galípolo será sabatinado nesta terça (8) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Ele ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do BC desde julho de 2023.
Após conversar com Lula, Galípolo fez uma visita de cortesia ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que contou com a presença de Haddad e do senador Jaques Wagner (PT-BA), relator da indicação, informou o portal Poder360.
A expectativa do governo é que a indicação seja aprovada pelo plenário do Senado, logo após a sabatina. Caso os senadores concordem com a indicação de Lula, o diretor substituirá Roberto Campos Neto no comando do BC a partir de janeiro de 2025.
Relator deu aval para sabatina de Galípolo
Mais cedo, o relator apontou que o currículo do diretor “revela o alto nível de qualificação profissional” e deu aval para a sabatina. “A sua larga experiência em cargos públicos e a sua sólida formação acadêmica, com a devida capacitação em assuntos econômico-financeiros”, diz o parecer.
“Esta Comissão [CAE] fica, desta forma, em condições de deliberar sobre a indicação do senhor Gabriel Muricca Galípolo para ser conduzido ao cargo de Presidente do Banco Central do Brasil”, acrescentou Wagner.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast