Uma campanha publicitária do azeite Gallo está na mira do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por incorrer em racismo. Ao lançar uma embalagem com vidro escuro no fim de 2011, a marca portuguesa criou o mote "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança".
O anúncio, lançado em novembro de 2011 e desenvolvido pela agência de publicidade Almapp BBDO, foi veiculado apenas em mídia impressa. O caso será julgado pelo Conar este mês, em data ainda não definida, após uma denúncia feita por um consumidor ainda em novembro do ano passado. Na queixa, o consumidor considerou a peça racista. Alega preconceito contra negros e seguranças.
A peça será analisada pelo Conselho de Ética do Conar, formado por 180 membros em oito câmaras espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Porto Alegre. Assim como ocorre na Justiça comum, as peças são distribuídas aleatoriamente para uma dessas câmaras, onde os membros se reúnem e analisam a campanha. Os membros são formados por profissionais ligados ao mundo da publicidade.
Assim que recebeu a denúncia, o Conar não determinou a retirada da peça, através de liminar, pois, de acordo com análise do órgão, o anúncio não feria a autorregulamentação publicitária. O Conar afirmou que a peça ainda não foi julgada, pois houve recesso em janeiro e, em fevereiro, houve apenas um encontro do Conselho de Ética.
Procuradas, a Gallo e a Almapp informaram que só vão se pronunciar após a decisão do Conar. A campanha foi veiculada apenas na ocasião do lançamento.
Para criar a nova embalagem do azeite a empresa investiu R$ 12 milhões no desenvolvimento do projeto. O vidro escuro, segundo a empresa, protege o líquido da luz, preservando sua qualidade. O Brasil é o país mais importante para a Gallo, presente em 47 nações.
Em 2011, a companhia, a Gallo Wordwilde, fechou o ano com volume de vendas superior a 10 mil toneladas. Para se ter uma ideia da força do produto aqui no país, a marca responde hoje por 14% de todas as exportações de Portugal para o Brasil. Nos últimos cinco anos, a Gallo dobrou de tamanho no país. A marca é líder em Portugal, Brasil, Angola e Venezuela, segundo dados da Euromonitor.