| Foto: Divulgação

Uma campanha publicitária do azeite Gallo está na mira do Conse­lho Nacional de Autorregulamen­tação Publicitária (Conar) por incorrer em racismo. Ao lançar uma embalagem com vidro escuro no fim de 2011, a marca portuguesa criou o mote "O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança".

CARREGANDO :)

O anúncio, lançado em novembro de 2011 e desenvolvido pela agên­­cia de publicidade Almapp BBDO, foi veiculado apenas em mídia impressa. O caso será julgado pelo Conar este mês, em data ainda não definida, após uma denúncia feita por um consumidor ainda em novembro do ano passado. Na queixa, o consumidor considerou a peça racista. Alega preconceito contra negros e seguranças.

A peça será analisada pelo Con­­selho de Ética do Conar, formado por 180 membros em oito câmaras espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Porto Ale­­gre. Assim como ocorre na Justiça comum, as peças são distribuídas aleatoriamente para uma dessas câmaras, onde os membros se reúnem e analisam a campanha. Os membros são formados por profissionais ligados ao mundo da publicidade.

Publicidade

Assim que recebeu a denúncia, o Conar não determinou a retirada da peça, através de liminar, pois, de acordo com análise do órgão, o anúncio não feria a autorregulamentação publicitária. O Conar afirmou que a peça ainda não foi julgada, pois houve recesso em janeiro e, em fevereiro, houve apenas um encontro do Con­­selho de Ética.

Procuradas, a Gallo e a Almapp informaram que só vão se pronunciar após a decisão do Conar. A campanha foi veiculada apenas na ocasião do lançamento.

Para criar a nova embalagem do azeite a empresa investiu R$ 12 milhões no desenvolvimento do projeto. O vidro es­­curo, segundo a empresa, protege o líquido da luz, preservando sua qualidade. O Brasil é o país mais importante para a Gallo, presente em 47 nações.

Em 2011, a companhia, a Gallo Wordwilde, fechou o ano com volume de vendas superior a 10 mil toneladas. Para se ter uma ideia da força do produto aqui no país, a marca responde hoje por 14% de todas as ex­­portações de Portugal para o Brasil. Nos últimos cinco anos, a Gallo dobrou de tamanho no país. A marca é líder em Portu­­gal, Brasil, Angola e Venezuela, segundo dados da Euromonitor.