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Games com compras dentro de app não serão mais chamados de grátis

A partir de setembro, Google deixará de usar o nome "gratuito" para games com compras internas opcionais dentro do aplicativo | Reprodução/Google Play.
A partir de setembro, Google deixará de usar o nome "gratuito" para games com compras internas opcionais dentro do aplicativo (Foto: Reprodução/Google Play.)

Você já deve ter passado por essa situação: está jogando aquele novo game no seu celular, tendo dificuldades para passar de nível, e de repente ele te sugere a compra de algum item para deixar tudo mais fácil.

Acontece em games como Candy Crush, Angry Birds, Clash of Clans e muitos outros sucessos dos games casuais, todos eles erguidos com o modelo ‘freemium’: gratuitos para baixar, mas com compras internas no aplicativo. Entretanto, a partir de agora, eles não poderão ser mais chamados de "gratuitos".

Após reclamações de pais enervados com o dinheiro que seus filhos gastam em jogos desse tipo, a Comissão Europeia pediu às empresas donas das lojas de aplicativos (isto é, Google e Apple) para que elas mudassem a forma como os games são vendidos em suas lojas, tentando explicar para as crianças (e o público em geral) que esses games não são tão gratuitos assim.

O Google já anunciou que, a partir de setembro, deixará de usar o nome "gratuito" para games com compras internas opcionais dentro do aplicativo, e terá um guia próprio para que desenvolvedores parem de oferecer propagandas abusivas para a compra de itens.

Já a Apple alegou que tem medidas de proteção para compras não autorizadas pelos pais e que continuará trabalhando junto com a Comissão Europeia.

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