Nenhum representante da indústria automobilística está chateado com os resultados deste ano. Afinal, bastaram dez meses para que as vendas de automóveis superassem a marca recorde de 1997. Mas tem crescido o temor de um possível gargalo, causado pela falta de investimentos da indústria de autopeças, que não teria conseguido acompanhar a expansão das montadoras.
Várias companhias, entre elas a Renault, tiveram problemas pontuais com atrasos na entrega de componentes em 2007, mas a percepção é que no ano que vem o transtorno pode ser maior. O presidente da marca francesa, Jérôme Stoll, admite que "será um desafio diário" contornar as limitações da indústria de peças automotivas.
"O mercado está extremamente aquecido, e ultrapassou qualquer exercício de futurologia. E a indústria brasileira está se aproximando de um gargalo, por conta do descompasso entre montadoras e autopeças", diz Benedicto Kubrusly Júnior, presidente do Sindipeças Paraná, sindicato que reúne 45 fornecedoras do setor automotivo.
Segundo ele, o problema está mais concentrado nas autopeças paulistas, mais antigas. No Paraná, dificuldade maior é a da pequena indústria, que, pressionada pelas montadoras que lutam para baixar os preços dos produtos , não têm capital de giro para investir em expansão. "Em geral, as autopeças paranaenses são mais novas, se instalaram aqui junto com as montadoras e ainda têm uma capacidade ociosa para ocupar."
Benedicto destaca a necessidade de um "olhar mais carinhoso" do governo para o setor que no Paraná já representa quase 20% do PIB industrial, na soma dos segmentos de veículos, máquinas e equipamentos. "Na década passada, essa indústria era quase inexpressiva. Mais importante é que ela é intensiva em mão-de-obra. Cada novo emprego em montadora gera 1,5 emprego em autopeça e outros dez indiretos", diz. De acordo com o executivo, cerca de 10 mil paranaenses trabalham nas montadoras do estado, e outros 15 mil estão empregados na rede de fornecedores. (FJ)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião