Garoto e Kraft Foods, dona da Lacta, terão de pagar multa de R$ 591,16 mil por reduzir o peso de ovos de Páscoa sem informar o consumidor. A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, multou as duas empresas por maquiagem de produtos. De acordo com o órgão, o valor leva em conta a gravidade e a extensão dos danos causados a milhares de consumidores de todo o país, além da condição econômica das empresas.
A redução do peso dos ovos de chocolate ocorreu na Páscoa de 2004. O processo foi aberto no ano seguinte, após denúncia feita pelo Movimento das Donas de Casas de Minas Gerais, e só agora foi anunciada uma decisão.
Sem informação
A Garoto diminuiu o peso do ovo número 9 de 75 gramas para 50 gramas. Já a Kraft Foods reduziu o tamanho do ovo Lacta número 21, que passou de 600 gramas para 540 gramas. Nenhuma das empresas informou na embalagem, no ponto de venda ou em publicidade o corte no peso do ovo de Páscoa, como determina a legislação. As fabricantes terão dez dias após serem notificadas para recorrerem.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast