O gasto do consumidor dos Estados Unidos aumentou 0,7% em dezembro do ano passado, enquanto a renda pessoal subiu 0,4%, segundo informou nesta segunda-feira o Departamento de Comércio. Economistas esperavam que o gasto crescesse 0,5% e a renda aumentasse 0,4%. O ganho real nos gastos não foi apenas melhor que o esperado, como também superou o dado de novembro, quando houve alta de 0,3%. Originalmente, o avanço de novembro havia sido calculado em 0,4%.
O gasto do consumidor é responsável por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA. Os números divulgados nesta segunda ficaram em linha com um relatório publicado na semana passada, que mostrou que o PIB norte-americano cresceu mais no quarto trimestre de 2010, beneficiado pelos gastos dos consumidores.
Os dados sobre renda mostram ainda que o crescimento dos salários do setor privado mais do que dobrou em dezembro, subindo US$ 15,5 bilhões, depois de aumentar US$ 5,9 bilhões em novembro. A taxa de poupança caiu para 5,3% em dezembro, ante 5 5% em novembro - um sinal de que os consumidores estão mais confiantes e estão guardando uma fatia menor da renda. As informações são da Dow Jones.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast