Curitiba As empresas estão investindo cada vez mais em publicidade no país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia, os gastos com propaganda foram 20,1% maiores no primeiro semestre de 2005 na comparação com igual período do ano passado. Os anunciantes do país investiram R$ 15,436 bilhões em anúncios nas diferentes mídias. De acordo com a pesquisa, o crescimento no Paraná ficou um pouco abaixo da média nacional, alcançando 17,5% o que representa a marca de R$ 477 milhões gastos no primeiro semestre.
As tevês abertas continuam com a maior fatia dos investimentos(49%), totalizando R$ 7,542 bilhões nesse tipo de receita, mas o destaque da pesquisa é o crescimento da publicidade nos canais de tevê por assinatura, que foi de 26,3%. O aumento acompanha o crescimento no número de assinantes do serviço, que deve chegar a 4 milhões até o fim do ano, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).
A concentração de investimentos estende-se também às praças de veiculação. São Paulo recebe 36,5% das verbas publicitárias do país. Curitiba é apenas a sexta cidade em faturamento, ficando atrás também de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
Segundo o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná (Sinapro), Mauro Cezar Moreira de Souza, a colocação de Curitiba está muito aquém do potencial da cidade. "Temos um mercado competente e que tem ganhado cada vez mais espaço, administrando contas nacionais", afirma ele.
Souza relativiza os números da pesquisa, afirmando que o crescimento está bastante ligado ao reajuste das tabelas de publicidade nos veículos. "Esses números não são refletidos nas agências. Não existem estatísticas do setor no estado, mas o crescimento real do setor não deve passar de 7%", afirma ele.
Outro fator que contribuiria para a dissociação entre o crescimento de investimentos e de agências são os comerciais "importados". "Algumas redes nacionais fazem a campanha com profissionais de outras praças e veiculam aqui", explica.
Anunciantes
A Casas Bahia aparece mais uma vez no topo do ranking dos maiores anunciantes do país, com uma vantagem ainda maior para a Unilever Brasil, a segunda colocada. Segundo a pesquisa, a empresa varejista investiu R$ 1,084 bilhão em propaganda no primeiro semestre, 67,9% mais que no mesmo período do ano anterior.
A assessoria da Casas Bahia informa que a empresa tem como política investir 3% do faturamento bruto em propaganda, mas diz que os números do Ibope não conferem porque são baseados em tabela cheia, sem descontos e negociações.
O comércio varejista é o segmento que mais investe em propaganda: R$ 4,382 bilhões. Com um crescimento de 45% no período, o mercado financeiro e de seguros assumiu a segunda posição. Outro destaque fica para o setor de veículos, peças e acessórios, que cresceu 115,1% e investiu R$ 919 milhões.
Entre os 20 maiores anunciantes, cinco são empresas do varejo (Casas Bahia, Insinuante, Ponto Frio, Casa e Vídeo e Lojas Marabraz), quatro de telecomunicações (Vivo, Tim, Claro e Telesp Participações) e outras quatro de montadoras (General Motors, Fiat, Ford e Volkswagen).
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