Em aparição surpresa na E3 Expo, maior feira mundial de games que acontece em Los Angeles, o presidente e fundador da Microsoft, Bill Gates, anunciou uma estratégia para levar o hábito dos jogos do console da terceira geração Xbox para múltiplas plataformas - dos videogames de alta definição aos computadores e até aos telefones celulares.
Segundo Gates, o novo sistema, denominado "Xbox Live Anywhere" deverá ampliar a rede já existente de serviços online para jogadores Xbox, o Xbox Live, e permitirá que mais usuários - até quem não tem o hábito de jogar com freqüência - joguem entre si em tempo real, façam o download de games e debatam online a partir de computadores e celulares.
O "Live Anywhere", estima a Microsoft, deverá ser lançado juntamente com o novo sistema operacional Windows Vista, previsto para chegar aos usuários domésticos em 2007, uma estratégia para permitir o uso do novo sistema para integrar as diferentes plataformas móveis com o computador.
- É uma forma de levar o 'online' a um novo estágio. Sairemos do 'tempo real' para o 'tempo real em qualquer lugar' - disse Gates.
De acordo com o executivo, a idéia é conquistar os mais de 150 milhões de usuários de computadores com o sistema operacional Windows e os mais de um bilhão de telefones celulares do mundo habilitados para jogos, confirmou Gates.
A companhia anunciou ainda que até o fim de ano, pelo menos 160 novos títulos de games para Xbox 360 estarão disponíveis para as vendas de Natal na América do Norte.
O executivo celebrou ainda a vantagem do Xbox 360 sobre os rivais. Até junho, o novo console deve atingir a marca de 5,5 milhões de terminais vendidos e até novembro, quando chega ao mercado o PlayStation 3, da Sony, o Xbox 360 da Microsoft deverá ter alcançado a marca de dez milhões de terminais comercializados em todo o mundo, disse Gates.