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Nova funcionalidade

Gazeta do Povo abre paywall para assinantes compartilharem conteúdos

Compartilhamento dos assinantes
Paywall da Gazeta do Povo será liberado por meio do botão Enviar de presente, que aparece junto aos conteúdos. (Foto: Gazeta do Povo)

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A Gazeta do Povo colocou no ar uma funcionalidade que permite o envio de conteúdos exclusivos para leitores que não são assinantes do jornal. Por meio da novidade, o site gera um código de compartilhamento que libera o link das barreiras de acesso e permite a leitura sem entraves.

A liberação do paywall pode ser feita a partir do botão “Enviar de presente”, que aparece logo abaixo dos demais itens de compartilhamento de matérias, na barra vertical à esquerda do navegador (para desktop) ou logo abaixo do título (para navegação mobile). Ao clicar na tecla do pacote de presente, abre-se uma caixa de diálogo em que o assinante poderá escolher a forma de envio. São duas opções: diretamente pelo WhatsApp ou por meio de link que pode ser encaminhado de outras formas.

Ao selecionar a primeira opção, o navegador levará para uma nova aba com mensagem e link prontos para envio ao destinatário escolhido no app. Ali, o convidado recebe a informação de que teve o acesso àquele conteúdo liberado por um assinante da Gazeta do Povo. Caso a opção seja por outras formas de envio, basta clicar no ícone dos elos, à direita na caixa de diálogo. Ao fazer isso, o link será automaticamente copiado para a área de transferência e é só colá-lo na aplicação desejada para passar o material adiante.

O assinante poderá compartilhar até três conteúdos exclusivos por dia e cada um deles pode ser distribuído três vezes. Excedidos esses limites, a ferramenta exibirá um aviso sobre a utilização

De acordo com Guido Orgis, gerente de assinaturas da Gazeta, a ferramenta foi criada a partir de demandas apresentadas pelos próprios assinantes, interessados em compartilhar conteúdos exclusivos. “Estudamos esses pedidos e chegamos a um modelo de compartilhamento que atende essa necessidade”, aponta.

​Ainda segundo Orgis, a novidade “é uma aposta de que o compartilhamento e o debate gerado pelos leitores é muito saudável também para o negócio de assinaturas. Primeiro, porque é o leitor frequente do site que pode dar o testemunho mais fiel da qualidade do serviço que prestamos. E também é quem sustenta esse serviço que agora pode consumir de maneira mais coletiva”.

“Esperamos que os assinantes gostem muito da funcionalidade nova, compartilhem bastante e tragam mais pessoas interessadas no tipo de conteúdo que a Gazeta produz, calcado em um conjunto de convicções muito bem estabelecido", resume o gerente.

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