• Carregando...

      A Gazeta do Povo e o Jornal de Londrina apresentam ao mercado publicitário do Paraná, nesta quarta-feira (23), seu novo conceito de integração na área comercial. Os departamentos comerciais das versões impressa e on-line dos jornais passam a trabalhar juntos, para oferecer as melhores soluções a seus anunciantes. O evento terá palestra do consultor Jaime Troiano, especialista na relação entre as marcas e o público, seja anunciante ou leitor. Durante o evento, também será apresentado aos convidados os novos produtos na área de meios digitais dos jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Jornal de Maringá. Os veículos passam a ter seus conteúdos disponíveis em formato de sites para mobile.

      A integração das equipes segue uma tendência mundial, onde os grandes jornais deixam de ser sinônimo de papel para serem provedores de conteúdo em várias plataformas. O processo de convergência na Gazeta do Povo existe há alguns anos. Começou em 2006 com a unificação das redações offline e on-line no mesmo espaço físico juntamente com a proximidade de metodologias de trabalho nos dois meios. O próximo passo é partir para uma integração total das equipes web e impressa.

      Segundo a diretora da Unidade de Negócios Jornais e vice-presidente da RPC, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, esse processo só trouxe ganhos para a empresa e agora o foco são os anunciantes. "A Gazeta do Povo leva seu jornalismo sério, sua credibilidade para qualquer plataforma e leva nosso cliente junto", afirmou a vice-presidente.

      O novo conceito de integração dos comerciais on-line e offline será apresentado para agências de publicidade e empresas parceiras da Gazeta do Povo no Graciosa Country Club. O evento contará com a palestra do consultor Jaime Troiano, especialista em Branding, o trabalho de construção de uma marca junto ao público. Para Troiano, a integração das mídias é hoje, o único caminho para as empresas se relacionarem com seus consumidores. "O principal apelo é a capacidade de acompanhar um consumidor, leitor ou ouvinte em todas as áreas e momentos de sua vida. É a adaptação 'darwiniana' dos meios de comunicação a um ambiente em mutação", comentou o consultor. De acordo com Ari Meneghini, diretor executivo do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, que reúne sites e empresas de tecnologia, a internet é a mídia que mais cresceu nos últimos anos e a que possui maior perspectiva de ampliação no futuro. Mesmo assim, só recebe 4,8% de todo o bolo publicitário do país. O maior desafio a ser vencido, de acordo com Meneghini, é mostrar que uma campanha desenvolvida para o jornal impresso não pode ser levada diretamente para web.

      Com o trabalho em multiplataformas, os jornais da RPC disponibilizam aos seus anunciantes as melhores formas de apresentar sua marca aos leitores, adequando as campanhas as especificidades de cada meio. Esse novo modelo proporcionará para os clientes a multiplicação dos resultados. "Esta é a melhor solução para nossos clientes que estarão levando sua marca para 1,5 milhão de leitores", disse Ana Amélia. Segundo o gerente comercial de internet, Guilherme Vieira, desde março as equipes de vendas estão sendo preparadas para trabalhar em conjunto. São cerca de 50 profissionais que foram treinados para entender o funcionamento tanto do jornal impresso quanto da internet. "É mais interessanta para a empresa e para os anunciantes oferecer uma solução integrada para as campanhas, atendendo a especificidade de cada meio", explicou.

      Sites mobile

      No mesmo evento, a Gazeta do Povo e os demais jornais da RPC lançam as suas versões mobile, a mais nova plataforma de comunicação do grupo. Pelo aparelho de telefone celular será possível navegar pelos sites da Gazeta do Povo (m.gazetadopovo.com.br), Jornal de Londrina (m.jornaldelondrina.com.br) e Jornal de Maringá (m.jornaldemaringa.com.br). Os sites foram criados para uma melhor experiência no iPhone. Mas a versão mobile também é compatível com outros Smartphones, como Blackberry. As versões mobile dos jornais da RPC começaram a ser desenvolvidos no começo deste ano.

      A equipe técnica buscou, durante o trabalho, levar para o celular o maior número de recursos atualmente disponíveis. Os usuários terão à sua disposição as principais notícias do Paraná e do Brasil, além de informações sobre economia, esportes, previsão do tempo, cultura. Para acessar basta digitar no navegador do celular os endereços dos sites substituindo o "www" pela letra "m". Os usuários do iPhone têm uma vantagem, basta escrever o endereço tradicional dos sites da RPC que o aparelho direcionará automaticamente para as versões mobile. Quem tem o telefone da Apple pode, ainda, criar na tela um ícone de acesso rápido ao site clicando no sinal "+" e a função add home screen. Veja mais detalhes sobre como acessar as versões mobile da Gazeta do Povo; Jornal de Londrina e Jornal de Maringá.

      Assista ao vídeo públicitário que apresentará o conceito de integração aos parceiros.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]