Palestras - Encontros regionais abordam mercado, clima e biodiesel

Durante a sondagem, a Gazeta do Povo e seus parceiros realizam cinco encontros regionais, com a presença de produtores e lideranças do setor. Para cada reunião o projeto leva uma palestra sobre temas pertinentes ao agronegócio, mais especificamente da próxima safra. Estão programadas palestras sobre mercado, clima e biodiesel. A primeira delas – O mercado de grãos na safra 2007/08 – ocorre amanhã, a partir das 19h30, no auditório da cooperativa Coopavel, em Cascavel. (GF)

CARREGANDO :)

A Gazeta do Povo lança amanhã a Expedição Caminhos do Campo, um levantamento técnico-jornalístico da produção brasileira de grãos. O trabalho será apresentado durante um café da manhã com representantes de empresas e entidades ligadas à cadeia produtiva do agronegócio, entre as quais estão os parceiros do projeto. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou presença.

Durante um mês a equipe da expedição vai percorrer as regiões produtoras para colher informações sobre a safra 2007/08. O objetivo é antecipar as tendências do próximo ciclo, a partir da expectativa do próprio produtor. Em todo o percurso os jornalistas estarão acompanhados de técnicos e analistas da Organização das Cooperativas (Ocepar) e Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

Publicidade

O levantamento é realizado em duas etapas: no início e no final da safra. Na segunda fase a equipe volta a campo para avaliar o desempenho da produção e checar se as tendências antecipadas se concretizaram. O circuito no Paraná se repete nos dois momentos. Na época da colheita a expedição amplia sua área de cobertura e segue para o Cerrado brasileiro, com visitas em cinco estados – Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia – mais o Distrito Federal. A pretensão estatística fica restrita ao Paraná; a viagem ao Cerrado é para um contraponto à realidade do estado.

A Expedição Caminhos do Campo consolida uma experiência-piloto desenvolvida no último ano agrícola com o Rumos da Safra. A nova denominação busca o fortalecimento da marca Caminhos do Campo, produto editorial de agronegócio da Gazeta do Povo, disponível nas versões impresso e televisão dos veículos da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Na primeira edição foram percorridos 15 mil quilômetros no Paraná e no Mato Grosso. Agora, a meta é rodar 20 mil quilômetros. Além da assessoria técnica da Faep e Ocepar, a expedição conta com o apoio de empresas do agronegócio, como New Holland, Banco do Brasil e Monsanto.

O lançamento do projeto ocorre às 8 horas da manhã, no Radisson Hotel, em Curitiba. Na ocasião será aberta a exposição Um novo olhar sobre o campo, com imagens da safra 2006/07, produzidas pelos fotógrafos Albari Rosa e Rodolfo Bührer.

Serviço: para acompanhar os passos da expedição acesse www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo. A série de reportagens será publicada no caderno Caminhos do Campo, sempre às terças-feiras.

Publicidade