Em uma tentativa de competir de igual para igual com a Microsoft no terreno dos softwares, o Google lançou uma tecnologia que permite aos internautas usarem seus programas gratuitos mesmo quando não existir conexão com a internet. Até agora o uso de aplicações como Gmail, Docs, Picasa e Calendar, entre outras, só era possível quando os usuários estavam online.

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A nova ferramenta, batizada de Google Gears, acaba com essa limitação e, por isso, está sendo encarada como uma ameaça ao império da gigante Microsoft, que se baseia nas vendas de software em "pacotes". A empresa de Seattle, apesar de ter saído na frente com o lançamento do sistema Silverlight (que também faz a ligação entre os mundos online e offline) em dezembro do ano passado, deve ficar de olho na novidade do Google, já que o software Docs é um concorrente poderoso (e gratuito) para a sua suíte de aplicativos Office – que inclui Word, Excel e PowerPoint.

O Google Gears também é um aplicativo aberto, o que significa que os programadores estão livres para adaptá-los a seu gosto. Neste sentido, a empresa sediada em Mountain View (Califórnia) informou que está disposta a trabalhar com parceiros para desenvolver os novos padrões. "Nos anos 90, não revelávamos nossos códigos, com medo dos rivais, agora nossos produtos estão sempre em construção", afirma o vice-presidente de engenharia do Google, Jeff Huber. Outras empresas, como Yahoo! e Amazon, seguem o mesmo caminho e olham com carinho para a comunidade do código-aberto.

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Apesar da quebra de paradigma representada pelo Gears, o lançamento mais vistoso a sair dos laboratórios da empresa californiana nos últimos dias foi o Street View. A nova ferramenta do Google Maps permite que os usuários vejam fotografias de endereços pesquisados em cinco cidades americanas. Perambular virtualmente pelas ruas de Nova Iorque, San Francisco, Miami, Denver ou Las Vegas é mais uma daquelas maravilhas que o Google está se acostumando a colocar na web. (JPP)