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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, hoje, que os medicamentos genéricos já representam 14% do total dos remédios vendidos no Brasil em 2006. Somente no ano passado, o setor teve um faturamento acima de R$ 1,5 bilhão. Desde junho, o mercado de genéricos no Brasil conta também com a opção de anticoncepcionais genéricos.

De acordo com o chefe do Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da Anvisa, Pedro Bernardo, os números são positivos.

- Em países como a Espanha, os genéricos respondem por apenas 3% do mercado de medicamentos - explica.

Em 2000, apenas 12 laboratórios farmacêuticos produziam medicamentos genéricos. Hoje, 67 têm o registro. O medicamento genérico tem o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, além da mesma dose, indicação terapêutica e a mesma forma de administração ao paciente.

De acordo com a lei, em vigor desde 1999, o genérico deve custar no mínimo 35% mais barato que o medicamento de referência.

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