O número de empregos com carteira assinada gerados no mês de abril é o maior já registrado para um único mês em toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciada em 1992. Foram 301,9 mil novos empregos. Nos primeiros quatro meses de 2007, houve acréscimo de mais de 700 mil postos formais, o que também significa o melhor desempenho para o período.
Para o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, uma das causas do número recorde são os reflexos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Você já tem várias empresas e indústrias se preparando para vários setores que estão implementando as obras do PAC, que estão começando a funcionar", destacou Lupi.
Em março, os números do Caged já indicavam o bom momento. Foram criados 146.141 novos postos de trabalho com carteira assinada no país. O número ficou abaixo do registrado em fevereiro, quando haviam sido criadas 148.019 novas vagas, entretanto o resultado de março foi o melhor para o mês de março na série histórica. Em comparação com março de 2006, a elevação chegou a 91%. Além disso, o acumulado no três primeiros meses também gerou o melhor primeiro trimestre da série histórica do Caged.