O setor de prestação de serviços acumula a abertura de 12.522 empregos formais em Curitiba nos sete primeiros meses, crescimento de 4,46%. O resultado é o melhor desde 1999, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

CARREGANDO :)

Atualmente o setor emprega aproximadamente 294 mil trabalhadores, sendo responsável por 50,84% do total do emprego nas atividades econômicas do município. Dentre as capitais brasileiras que possuem mais de um milhão de habitantes, Curitiba apresenta a quinta posição no total de trabalhadores no setor, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Os subsetores que tiveram melhores resultados foram os serviços prestados principalmente às empresas (4.003 vagas), os serviços de educação (1.599 vagas) e os serviços de alojamento e alimentação (1.116 vagas).

Publicidade

Indústria

A indústria de transformação em Curitiba acumula, nos sete primeiros meses de 2008, a criação de 3.373 empregos formais, representando crescimento de 3,69%. Com esses números o município chega a aproximadamente 95 mil trabalhadores empregos na indústria, o que representa 16,42% do total de empregos com carteira assinada do município.

Entre as capitais, Curitiba está na quarta posição no emprego industrial, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. A geração de empregos na capital paranaense foi menor que em sua região metropolitana, onde o crescimento foi de 4,36% e abaixo da média estadual de 7,43% no ano.

Os subsetores da indústria que tiveram melhores resultados nos primeiros sete meses do ano foram a indústria mecânica (1.312 vagas), material elétrico e de comunicações (681 vagas) e material de transporte (661 vagas). Em contrapartida, o setor de alimentos e bebidas perdeu 820 postos, e madeira e mobiliário perdeu 48 vagas.