• Carregando...

Diante do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e da consequente necessidade de poupar água, o país nunca dependeu tanto da geração de energia das termelétricas a gás e a óleo diesel, segundo a Petrobras.

"Estamos no limite máximo. É o nosso recorde histórico de geração térmica", disse Maria da Graça Foster, presidente da estatal.

Na manhã desta terça-feira (6), a Petrobras alimentou termelétricas que geravam 8.374 MW, capacidade que corresponde a mais da metade de usina de Itaipu, a maior do país.Desse total, 5.741 MW eram de térmicas da Petrobras e o restante de usinas de outras empresas.

A maior parte era de usinas a gás: apenas cerca de 600 MW correspondiam a térmicas a óleo.

Baleia azul

Com a maior demanda das térmicas, diz, Graça Foster, a estatal trabalha para ampliar a oferta de gás natural.

No próximo dia 10, terá início a produção em escala comercial do campo de Baleia Azul, no pré-sal da bacia de Campos.Do campo, atualmente são queimados diariamente 1,7 milhão de m ao dia de gás. Esse volume passará a ser ofertado ao mercado.

A produção, porém, será crescente com a ligação de mais poços à plataforma Cidade de Anchieta, chegando no ano que vem a 3,5 milhões de metros cúbicos/dia.A extração de óleo, por sua vez, subirá dos atuais 65 mil barris ao dia para 100 mil barris.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]