Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

Gerdau dribla efeito câmbio e lucra R$1,42 bilhões no 3º trimestre

A Gerdau conseguiu fechar o terceiro trimestre do ano com um lucro 37 por cento superior ao registrado no mesmo período do ano passado, graças à forte geração de caixa obtida entre julho e setembro, que foi mais que suficiente para cobrir os efeitos negativos da desvalorização do real sobre o desempenho financeiro da empresa.

A siderúrgica, líder em aços longos, encerrou o trimestre passado com um lucro líquido de 1,42 bilhão de reais, um aumento de 37,2 por cento frente ao resultado apurado no terceiro trimestre de 2007.

A geração de caixa da Gerdau medida pelo lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) somou 3,841 bilhões de reais, um aumento de 153,7 por cento frente ao Ebitda do terceiro trimestre de 2007, que somou 1,514 bilhão de reais.

A chamada margem Ebitda, em termos consolidados, atingiu 30,9 por cento no período, contra 19,8 por cento no terceiro trimestre do ano passado.

A valorização do dólar frente ao real no trimestre passado, de 20,3 por cento, gerou um resultado financeiro negativo de 1,6 bilhão de reais para a siderúrgica brasileira.

O efeito da conversão de saldos da moeda estrangeira sobre pagamentos de exportações e dívidas em dólar foi negativo em 1,1 bilhão de reais no terceiro trimestre deste ano contra um efeito positivo de 165,1 milhões de reais no mesmo período de 2007, informou a empresa em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

A siderúrgica brasileira também tem operações no Canadá, nos Estados Unidos, Espanha, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e México.

De julho a setembro, a produção de aço bruto das empresas Gerdau atingiu 5,6 milhões de toneladas, um aumento de 26,6 por cento em relação ao volume registrado no mesmo período do ano passado. Na produção de laminados, houve alta de 23,7 por cento, para 4,64 milhões de toneladas.

No Brasil, o aumento de produção de aço bruto foi de 17,8 por cento, enquanto as operações na América do Norte saltaram 35,6 por cento. Em laminados, a produção brasileira subiu 17,7 por cento e na América do Norte cresceu 28,5 por cento.

As vendas consolidadas atingiram 5,1 milhões de toneladas no terceiro trimestre, um ganho de 21,3 por cento em relação ao período de julho a setembro de 2007.

"A demanda nos diversos setores consumidores de aços longos no Brasil, tais como construção civil, automotivo e implementos agrícolas, continuou favorável no período, proporcionando um aumento de 32,9 por cento nas vendas da Gerdau no mercado doméstico", afirmou a empresa no comunicado.

A receita líquida de vendas consolidada somou 12,444 bilhões de reais no período, um aumento de 62,4 por cento frente ao desempenho do terceiro trimestre do ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.