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Logística

Gerdau e ALL operam novo ramal ferroviário

A Gerdau Guaíra inaugurou ontem, em parceria com a América Latina Logística (ALL), um ramal ferroviário dentro das suas instalações em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Segundo o gerente executivo de logística da siderúrgica, Marcelo Schmidt, o desvio da ferrovia é um "gatilho" que dá início ao projeto de ampliar a utilização desse modal tanto para transporte de insumos quanto de produtos. Juntas, Gerdau e ALL investiram R$ 2,6 milhões (75% e 25% do total, respectivamente) na construção de 2,4 mil metros de ferrovia que dão acesso direto à malha ferroviária.

"Faz parte das metas da companhia no país todo ampliar o volume transportado pelo modal ferroviário porque ganhamos competitividade logística, principalmente para trechos de médio e longa distância", diz o gerente executivo de logística da siderúrgica, Marcelo Schmidt. Além disso, vamos tirar caminhões das estradas, o que permite mais segurança na operação e menos agressão ao meio ambiente." Para este ano, a meta da Gerdau é ampliar em 15% o volume transportado por via férrea em todas as suas unidades – passando de 350 mil toneladas em 2005 para cerca de 550 mil toneladas. "A parceria com a ALL vai nos permitir não só exportar mais utilizando os trens, como também atender ao cliente final no Brasil."

O ramal deve movimentar 10 mil toneladas por mês de tarugo (aço semi-acabado, que serve de matéria-prima para outras unidades da Gerdau e para empresas de laminação), cujo principal destino é a Argentina. A Gerdau Guaíra produz anualmente 300 mil toneladas do produto, das quais 100 mil destinadas ao mercado externo. Em curto prazo, a estimativa é que o volume transportado via ALL chegue a 18 mil toneladas por mês.

"Para nós é importante ter alternativas à madeira. O aço tem custos compatíveis", explica o presidente da América Latina Logística, Bernardo Hees. Quanto à logística, o carregamento agora será feito diretamento no pátio da siderurgica. "O processo que demorava 3 horas, entre carregamento e transporte, agora leva poucos minutos", diz Hees.

A instalação de ramais como esse em outras empresas é uma das metas da ALL, que está procurando as secretarias de desenvolvimento estaduais para que ramais ferroviários sejam incluídos nos projetos de futuras fábricas.

A estimativa da empresa ferroviária é de que seus clientes invistam cerca de R$ 200 milhões ao longo desse ano em sua estrutura – aquisição de vagões e construção de terminais e ramais (10 já previstos nos total para 2006), por exemplo. "Este valor vai se somar a outros R$ 270 milhões que serão investidos pela própria ALL só na malha Sul. É um processo contínuo de melhorias que vai nos permitir aumentar o volume transportado pela companhia."

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