Um dos principais personagens por trás da venda da Leão Júnior para a Coca-Cola, Renato Barcellos Guimarães está de malas prontas para deixar a empresa. Um novo executivo, nomeado pela Coca-Cola, deve ser conhecido nas próximas semanas e assumirá o posto em janeiro de 2008. Engenheiro mecânico, Guimarães, que comanda a direção geral da Leão Júnior desde junho de 2005, foi responsável pela grande virada de mercado da marca.
Além da retomada dos investimentos em marketing esse ano serão R$ 8 milhões, contra R$ 5,5 milhões no ano passado, e estão projetados mais R$ 11 milhões em 2008 , a Leão acelerou o lançamento de produtos, melhorou a distribuição e conseguiu se isolar no topo do ranking do setor de chás prontos para consumo, segmento disputado por gigantes como Lipton (Unilever) e Nestea (Coca-Cola em parceria com a Nestlé).
Guimarães, que já foi diretor da Coca-Cola antes de comandar a Leão, se especializou em negociações de fusões e aquisições. "A principal característica da Leão é a agilidade na tomada de decisões, o que impressionou a Coca-Cola e deve ser mantida", diz o executivo, que vai voltar para Minas Gerais, sua terra natal, para cuidar de seus outros negócios. Entre eles, o lançamento da Trop Frutas do Brasil S.A., que vai fornecer polpa concentrada para a indústria de sucos. Com fábrica em Linhares (ES) e escritório em Belo Horizonte, a empresa projeta um faturamento de R$ 120 milhões dentro de oito anos. Um dos clientes prováveis: a Sucos Mais, da Coca-Cola. (CR)
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