O Alibaba, gigante chinês do comércio virtual, anunciou neste domingo (16) que decidiu começar o processo de abertura de capital nos EUA, segundo o jornal "Wall Street Journal". A decisão deve levar a Nova York o que pode ser uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPOs) da internet.

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Em breve comunicado, o Alibaba anunciou que a oferta de ações a tornará a empresa "mais global e transparente". Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, ela pode levantar até US$ 15 bilhões com o IPO.

Os maiores bancos do mundo vêm disputando um papel de liderança nas negociações envolvendo o Alibaba. As transações podem gerar taxas de mais de US$ 150 milhões.

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A associação das instituições financeiras com a oferta de ações também pode agregar valor às marcas dos bancos e render futuros negócios.

Hong Kong

A declaração publicada neste domingo no site da empresa também encerra as possibilidades de que a oferta pública de ações fosse feita na bolsa de Hong Kong. Entretanto, o grupo afirmou que pode considerar listar suas ações na China futuramente, disse no comunicado, apesar de não mencionar nenhum plano específico para isso.

"Nós respeitamos os pontos de vista e as políticas de Hong Kong e vamos continuar a prestar atenção e apoiar o processo de inovação e desenvolvimento de Hong Kong", diz o texto.

Alibaba X Amazon

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De acordo com algumas métricas, o mercado de comércio eletrônico chinês já ultrapassa o americano, e o Alibaba é líder desse segmento. Segundo uma fonte do "Wall Street Journal", o valor total negociado no Alibaba no ano passado foi de US$ 240 bilhões, enquanto a Amazon movimentou cerca de US$ 100 bilhões.

A receita do Alibaba, no entanto, é muito menor do que a da Amazon, porque a companhia chinesa não vende os produtos diretamente nos seus sites. Contudo, o modelo de negócio do Alibaba é altamente rentável, porque muitos comerciantes que utilizam a plataforma pagam por publicidade e outros serviços adicionais.

Em três meses, até setembro de 2013, a receita do site chinês subiu 51%, para US$ 1,78 bilhões em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido foi de US$ 792 milhões, margem de 44,6%. No mesmo trimestre, a Amazon registrou um prejuízo de US$ 41 milhões e receita de US$ 17,09 bilhões.