O mercado paranaense é a nova aposta da multinacional norte-americana Tyson, uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo. Os frangos congelados da marca Macedo chegam este mês, pela primeira vez, aos supermercados de Londrina, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Cascavel e Foz do Iguaçu. A multinacional também quer triplicar as vendas na região de Curitiba até o fim do ano a meta é chegar a cerca de 320 mil quilos de frango por mês.
O processo de expansão inclui a contratação de quatro vendedores próprios para a região Norte do Paraná e investimentos na unidade de produção de Campo Mourão, no interior do estado. Sem revelar valores ou detalhes da ampliação, o diretor comercial da Tyson do Brasil, Raphael Martins, diz que a multinacional está fazendo "investimentos maciços" na unidade, que devem resultar em aumento da capacidade de produção na cidade. "A ideia é crescer não só em volume, mas também na variedade de produtos", diz. Hoje, a unidade de Campo Mourão faz o abate e a embalagem de frangos congelados. No futuro, também deve centralizar a produção e distribuição para a região de cortes resfriados, temperados e de peças congeladas individualmente.
Meta
A unidade de Campo Mourão tem hoje cerca de mil funcionários. Martins não descarta a contratação de novos trabalhadores até o fim do ano, conforme o projeto de expansão for se consolidando. A meta é vender cerca de 300 mil quilos de frango por mês no Noroeste do estado. "As metas são bastante conservadoras. Acreditamos que o estado tem potencial para um volume de vendas ainda maior que isso", diz o diretor.
Segundo Martins, o projeto da Tyson do Brasil é manter um equilíbrio entre as vendas internas e a exportação, já que o mercado doméstico tem um grande potencial a ser explorado. "Com a melhoria das condições econômicas do país e o aumento do poder aquisitivo da população, apostamos que há um grande potencial. E queremos estar bem posicionados para aproveitar isso."
Histórico
A Tyson chegou ao mercado brasileiro no fim de 2008 e na região de Curitiba há cerca de um ano. "Neste período, já mais do que triplicamos o volume de vendas no Brasil e abrimos diversas regiões." Recentemente a marca chegou ao Rio Grande do Sul. O próximo passo, diz Martins, é se consolidar no Sudeste. Além de Campo Mourão, a Tyson mantém outras duas unidades de produção de carne de frango no país: em São José e Itaiópolis, Santa Catarina.



