A gigante de comércio virtual Alibaba anunciou uma nova forma para financiar filmes chineses, através do crowdfunding, segundo reportagem do New York Times. O sistema consiste em pedir pequenas doações de internautas para projetos específicos. A diferença é que, no modelo da Alibaba, o doador seria uma espécie de investidor, e teria um retorno de 7% em um ano colocando quantias pequenas de dinheiro. O produto foi chamado de "Yu Le Bao", ou "Tesouro do Entretenimento", e é vendido como uma maneira do chinês comum se tornar um "produtor cinematográfico", só que em uma escala reduzida. Isso porque, segundo o Alibaba, os investidores poderão sugerir quais filmes serão feitos, e quem deve dirigir ou atuar.
Para os quatro projetos iniciais, a empresa quer arrecadar cerca de US$ 11,7 milhões. Esse tipo de produto financeiro tende a ter sucesso em um país em que, segundo o New York Times, o retorno é quase o dobro do que os bancos públicos estão autorizados a pagar em investimentos.
Em breve, a gigante da internet chinesa deve abrir seu capital na Bolsa de valores de Nova York, em uma oferta inicial que deve chegar a US$ 16 bilhões.