Num esforço para competir diretamente com o YouTube, a News Corp e a NBC Universal anunciaram nesta quinta-feira (22) o projeto um site de vídeos on-line, que deve ser lançado nos próximos meses. Assim como acontece na página do Google, todos os arquivos disponibilizados nesse novo endereço serão gratuitos.
O novo site irá exibir programas de televisão, filmes e clipes, incluindo shows populares como "Saturday Night Live" e "Os Simpsons", além de filmes de sucesso como "O diabo Veste Prada" e "Borat". Quando lançada, a página irá incluir episódios inteiros de séries de TV como "Heroes", "24 horas" e "House".
A Viacom, empresa que processa o YouTube em US$ 1 bilhão por direitos autorais, foi convidada para a iniciativa, e, apesar de não ter aceitado, elogiou o projeto. "A iniciativa vai de acordo com nossa visão, de que apoiar os direitos dos criadores de conteúdo é o único caminho lógico e legítimo para a junção entre a criatividade e as comunidades de tecnologia na web", disse em um comunicado.
Inicialmente, o projeto tem como parceiros de distribuição Yahoo!, Microsoft, Time Warner e AOL, além do site de relacionamentos MySpace. Entre os patrocinadores da nova página estão as companhias Cadbury Schweppes, Cisco Systems e General Motors. Companhias de mídia tradicionais têm falado há meses sobre o plano de um novo site de vídeos on-line, na expectativa de alcançar uma nova geração de espectadores, que passam mais na frente do computador do que da TV.
"Teremos acesso a quase toda a audiência da internet nos EUA no lançamento. E pela primeira vez, os consumidores terão o que querem: vídeos produzidos profissionalmente e disponibilizados em sites que eles acessam", disse o presidente da News Corp, Peter Chernin.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast