Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
disputa de mercado

Gigantes de tecnologia batalham para emplacar alternativas

As carteiras digitais também estão no radar das grandes empresas de tecnologia, que buscam integrar os novos serviços de pagamento às suas ferramentas tradicionais. O Google anunciou mês passado um novo sistema que usará celulares com Android para fazer pagamentos em lojas físicas nos EUA. O Android Pay, como foi chamada a iniciativa, utiliza a tecnologia de transmissão de dados NFC, cerne do serviço Apple Pay, lançado junto dos últimos iPhones da marca – no Brasil, as operadoras de pagamentos Cielo e Rede têm máquinas equipadas com NFC.

Apesar da aposta das marcas na tecnologia, a utilização da NFC ainda esbarra na adesão lenta das grandes redes de varejo aos serviços, mesmo lá fora. Levantamento feito pela Reuters e divulgado nesta sexta-feira (5) mostra, por exemplo, que menos de um quarto das 100 maiores varejistas dos EUA aceitam atualmente o Apple Pay –entre as razões citadas pelas empresas estão a demanda insuficiente de consumidores, a falta de acesso aos dados gerados nas vendas pelo serviço e o custo das máquinas para fazer as transações.

Transferências

Em outra linha, o Facebook divulgou em março que permitirá aos usuários enviar dinheiro aos amigos por meio do Messenger, aplicativo de troca de mensagens da rede social. A nova ferramenta será lançada ainda neste ano e estará disponível para sistemas Android e iOS, além de poder ser usada em computadores.

O Google já tem em seu portfólio o Google Wallet, que, nos Estados Unidos, permite aos usuários enviar e receber dinheiro pelo Gmail – a opção ainda está restrita ao país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.