As carteiras digitais também estão no radar das grandes empresas de tecnologia, que buscam integrar os novos serviços de pagamento às suas ferramentas tradicionais. O Google anunciou mês passado um novo sistema que usará celulares com Android para fazer pagamentos em lojas físicas nos EUA. O Android Pay, como foi chamada a iniciativa, utiliza a tecnologia de transmissão de dados NFC, cerne do serviço Apple Pay, lançado junto dos últimos iPhones da marca – no Brasil, as operadoras de pagamentos Cielo e Rede têm máquinas equipadas com NFC.
Apesar da aposta das marcas na tecnologia, a utilização da NFC ainda esbarra na adesão lenta das grandes redes de varejo aos serviços, mesmo lá fora. Levantamento feito pela Reuters e divulgado nesta sexta-feira (5) mostra, por exemplo, que menos de um quarto das 100 maiores varejistas dos EUA aceitam atualmente o Apple Pay –entre as razões citadas pelas empresas estão a demanda insuficiente de consumidores, a falta de acesso aos dados gerados nas vendas pelo serviço e o custo das máquinas para fazer as transações.
Transferências
Em outra linha, o Facebook divulgou em março que permitirá aos usuários enviar dinheiro aos amigos por meio do Messenger, aplicativo de troca de mensagens da rede social. A nova ferramenta será lançada ainda neste ano e estará disponível para sistemas Android e iOS, além de poder ser usada em computadores.
O Google já tem em seu portfólio o Google Wallet, que, nos Estados Unidos, permite aos usuários enviar e receber dinheiro pelo Gmail – a opção ainda está restrita ao país.