Cascavel – A Globoaves, líder nacional no fornecimento de ovos fertilizados e pintos para granjas, está investindo em 2005 cerca de R$ 20 milhões na abertura de novas unidades para a produção de matrizes em Paraíba do Sul (RJ), Formiga (MG) e Bezerras (PE). Há ainda a possibilidade de novas plantas em Lucas do Rio Verde (MT) e Vilhena (RO). O objetivo da empresa, que tem sede em Cascavel, é regionalizar a produção para atender melhor algumas áreas do país.

CARREGANDO :)

O investimento é mais um passo para a consolidação de uma empresa familiar, aberta pelos irmãos Velci, Roberto e Saldi Kaefer, que se tornou uma referência na avicultura brasileira e vem acompanhando o crescimento do setor. Para 2005, a meta dos irmãos Kaefer é um faturamento acima de R$ 500 milhões, com aumento de 20% sobre 2004.

O embrião da Globoaves foi uma pequena casa agropecuária que comercializava desde insumos agrícolas até pintinhos. A loja foi aberta em Toledo pelos irmãos Kaefer na década de 70. Com a expansão do setor de aves no Oeste do Paraná, eles decidiram focar no fornecimento de ovos fertilizados e pintos. A Globoaves foi fundada em 1985 e sua sede foi instalada em Cascavel. Ela funciona como uma associação de várias empresas e está presente em diversos estados do Brasil e na Argentina.

Publicidade

No ano passado, a companhia colocou no mercado cerca de 336 milhões de pintos de um dia. A produção de ovos férteis alcançou 370 milhões de unidades. Os principais clientes são os frigoríficos e avicultores independentes. A expectativa de Velci Kaefer é que a avicultura continuará crescendo, embora num ritmo menor neste ano. A meta é produzir 403 milhões de pintinhos.

Boa parte desse sucesso se deve ao segmento de matrizes. A companhia detém a exclusividade no Brasil da linhagem Cobb, que responde hoje por 60% do mercado nacional. A empresa ainda dispõe de outras duas raças de poedeira e de matrizes: a Hisex e frangos caipiras Label Rouge.