A sueca Koenigsegg, fabricante de alguns dos carros esportivos mais rápidos e caros do mundo, firmou um acordo para comprar a deficitária Saab Automobile, unidade da General Motors, anunciaram as companhias nesta terça-feira.

CARREGANDO :)

Em uma das mais improváveis parcerias na história do setor automotivo, a pequena montadora de carros esportivos, que tem 45 funcionários, deve adquirir a companhia que emprega cerca de 3.400 pessoas e possui uma marca que se tornou ícone nacional de estabilidade e confiabilidade na Suécia.

A GM na Europa informou em seu site que o acordo, que deve ser concluído até o final do terceiro trimestre, inclui um financiamento de 600 milhões de dólares do Banco de Investimento Europeu, que será garantido pelo governo sueco.

Publicidade

Outros termos do acordo não foram revelados.

"Suporte adicional deve ser fornecido pela GM e o Koenigsegg Group AB deve financiar as operações da Saab e os investimentos do programa de produtos. Isso inclui planos de lançar vários novos produtos que estão em estágio final de desenvolvimento", afirmou a GM na Europa.

No ano passado, a Koenigsegg fabricou 18 carros, enquanto a Saab produziu 93 mil.

"Não há economias de escala entre a Saab e a Koenigsegg. Isso envolve uma constelação de compradores que provavelmente tem interesses diferentes na GM", disse Mikael Wickelgren, especialista do mercado automotivo da Universidade de Skovde. "A lógica da operação será no especial e no único, caso contrário não consigo entender esse acordo."

A Koenigsegg é apoiada pelo empresário norueguês Bard Eker, cuja companhia detém 49 por cento da montadora.

Publicidade

Haldora von Koenigsegg, porta-voz da companhia e esposa do fundador da empresa, informou que um memorando de entendimento foi assinado, mas não quis dar mais detalhes.

Veja também
  • Inadimplência cai 11,28% em maio
  • Bric anuncia coordenação para reformar sistema financeiro
  • Registros de carros novos na Europa caem pelo 13º mês