A General Motors informou nesta quarta-feira (4) que espera investir US$ 100 milhões na Colômbia nos próximos quatro anos como parte de um plano para exportar duas mil unidades para o Brasil entre 2017 e 2018. Por aqui, a GM deixou de fabricar o Celta. O modelo de entrada, Classic, é importado da Argentina.
O anúncio foi feito por dirigentes da montadora no final de um encontro com o presidente colombiano Juan Manuel Santos e a ministra do Comércio, Indústria e Turismo, Cecilia Álvarez.
“Os investimentos que temos programados para estes e outros projetos nos próximos quatro anos são cerca de US$ 100 milhões. Provavelmente contrataremos mais pessoal e dependendo da dinâmica do mercado colombiano, sem dúvidas vamos precisar de mais funcionários,” disse o presidente da GM Colombia, Jorge Mejía.
“Vamos tentar continuar o fluxo de comércio com o Equador e com os anúncios feitos com a negociação com o Brasil temos planos de exportar por dois anos. Vamos começar um projeto que nos permitirá exportar duas mil unidades entre 2017 e 2018 para o Brasil,” afirmou Mejía, citado em relatório do Sistema de Informações do Governo. A General Motors é a principal montadora da Colômbia, com 25% do mercado.
Colômbia e Brasil assinaram acordo no mês passado permitindo a cada país exportar até 50 mil unidades de veículos ao ano, até chegar a um acordo de livre comércio sobre esse setor.