A General Motors e a Ford Motor reportaram vendas ligeiramente menores nos Estados Unidos em maio, visto que uma fraqueza na economia e maiores preços de veículos fizeram com que consumidores adiassem grandes compras de carros.
A GM vendeu 221.192 veículos no mês, queda de 0,5% frente às 222.305 unidades comercializadas no mesmo mês de 2010, excluindo quatro marcas que a companhia não vende mais.
Os números ficaram aquém das previsões de Wall Street e do setor, que esperavam um total entre 225 mil, segundo a empresa TrueCar.com, e 242 mil unidades vendidas, de acordo com a Jefferies.
A Ford vendeu 192.102 carros e caminhões em maio, recuo de 0,1% contra os 192.253 veículos vendidos um ano antes. Os dados foram inferiores à previsão de 195 mil automóveis da Barclays Capital, mas ficaram acima da expectativa de 188.280 veículos da TrueCar.com.
Os dados mensais sobre vendas de automóveis figuram entre as primeiras informações sobre a demanda do consumidor em maio. Dados econômicos fracos nos últimos dias quanto às baixas contratações do setor privado, à desaceleração da capacidade de produção manufatureira, à redução da confiança do consumidor e uma queda nos preços de casas aumentou temores de que a recuperação econômica esteja sendo mais lenta que o esperado.
O diretor de vendas da GM Don Johnson projetou que a taxa anualizada de vendas de todo o setor de automóveis em maio ficaria entre 12 milhões e 12,1 milhões de unidades, incluindo caminhões de carga pesada. Johnson acrescentou que o setor provavelmente ficaria abaixo de 13 milhões "pelos próximos dois meses".
"Há uma série de dados econômicos importantes vindo mais fracos do que esperávamos", disse Johnson a analistas e jornalistas em uma teleconferência nesta quarta-feira.
Os incentivos, que reduzem o preço dos automóveis, declinaram fortemente em maio. Dados da TrueCar.com estimam que o preço médio de veículos leves nos EUA foi de 29.817 dólares, maior nível histórico em comparação com dados registrados desde 2002.
As ações da GM caíam 4,8% às 16h45, enquanto os papéis da Ford recuavam 4,4%. O S&P 500 cedia 2,23%.
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