A GMAC, debilitada concessora de empréstimos do setor automotivo, pode receber uma ajuda de US$ 7,5 bilhões do governo norte-americano na próxima semana, publicou o Washington Post neste sábado, citando fontes não identificadas.
Os recursos para a GMAC podem vir como parte do pacote do governo do presidente Barack Obama direcionado para revitalizar o sistema financeiro do país, mesmo após a descoberta de que os maiores bancos do país precisam de menos recursos do que o esperado, informou a publicação.
Na sexta-feira, o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, disse à Reuters TV que o governo vai fornecer suporte substancial à GMAC, fornecedor vital de financiamento para compradores de automóveis produzidos nos Estados Unidos.
"É provável, novamente, que a GMAC vá precisar de capital adicional do governo e nós estaremos preparados para fornecer isso", disse Geithner em entrevista.
O Tesouro e reguladores do setor bancário do país avaliaram que a GMAC precisa levantar 11,5 bilhões de dólares para cobrir um possível déficit de capital, caso a economia se deteriore mais.
A GMAC, ex-braço financeiro da General Mortos, já recebeu 5 bilhões de dólares do governo. Além disso, o Tesouro emprestou à GM 884 milhões de dólares direcionados às atividades de empréstimo da GMAC.
Com a reestruturação de Chrysler, a GMAC está assumindo as operações da Chrysler Financial. Em 30 de abril, o governo Obama anunciou o pedido de concordata da Chrysler e informou que vai oferecer apoio à GMAC, incluindo o capital necessário, para financiar as vendas da Chrysler.