A Gol espera ampliar em 3,5 pontos percentuais a ocupação média de seus aviões graças a parcerias fechadas com companhias aéreas internacionais, afirmou nesta quarta-feira o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Jr.
Na segunda-feira, a Gol anunciou que irá compartilhar voos com a Iberia, dando acesso à companhia espanhola a 13 rotas no Brasil. Sob o acordo, a Iberia poderá adicionar seu código em voos da Gol com destino a Salvador, Recife e Brasília, entre outros. A Iberia já operava dois voos diários para São Paulo e um para o Rio de Janeiro.
"São parcerias unilaterais, em que elas colocam seus códigos nos voos da Gol, e assim nós alimentamos e distribuímos os voos das companhias. Isso gera demanda para nossa companhia e integração dos programas de milhagens", disse o presidente da Gol a jornalistas durante o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.
Além da Iberia, a Gol tem parcerias com American Airlines, Air France e AeroMexico.
"Todas essas parcerias devem estimular o nosso 'load factor' (taxa de ocupação dos aviões) em 3,5 pontos percentuais", afirmou Constantino Jr.
Segundo ele, esse aumento da ocupação será possível a partir do momento em que todos os acordos estiverem integralmente implementados, o que deve ocorrer a partir de meados de 2010.
O executivo disse ainda que o mercado aéreo nacional está indo muito bem neste semestre e que a Gol está mantendo sua estratégia de oferecer preços baixos para atrair novos passageiros.
A Gol teve em setembro ocupação média nos voos, incluindo nacionais e internacionais, de 66,4 por cento, acima dos 57 por cento registrados um ano antes.
No mercado doméstico, o "load factor" foi de 67,2 por cento no mês passado, enquanto nos voos internacionais ficou em 60,4 por cento.