A companhia aérea Gol está negociando com a rival local de menor porte Webjet, em meio a um movimento amplo de consolidação do setor e crescimento forte do mercado doméstico.

CARREGANDO :)

A Gol divulgou em breve fato relevante nesta tarde que está "mantendo tratativas" com a Webjet.

A última aquisição feita pela Gol, que vem procurando conter a adição de capacidade à sua frota para melhorar seus resultados, ocorreu quando a empresa comprou ativos da Varig em 2007 por 275 milhões de dólares, operação que custou à empresa anos para ser totalmente digerida.

Publicidade

A Webjet encerrou maio com participação no mercado de aviação brasileiro de 5,16 por cento, enquanto a Gol registrou 35,39 por cento ante 36,47 por cento um ano antes. Uma eventual aliança das empresas formaria um grupo com 40,55 por cento do mercado doméstico, ante os 44,43 por cento registrados pela líder TAM.

Antes mesmo de a Gol informar sobre as tratativas com a Webjet, suas ações da Gol exibiam forte valorização na Bovespa. O site da Aero Magazine, publicação especializada do setor aéreo, foi o primeiro a noticiar que a Gol estaria perto de fechar a compra da WebJet.

Os papéis da Gol chegaram a avançar 6,4 por cento na máxima da sessão, mas perdiam força a menos de uma hora do fechamento. Às 16h15, as ações da Gol tinham ganho de 1,57 por cento, a 19,40 reais, contra variação negativa de 1,09 por cento do Ibovespa.

Procurada, a Webjet não comentou o assunto de imediato. A empresa voa para 14 destinos do país, incluindo as principais capitais do país, em uma faixa que vai de Porto Alegre a Fortaleza. A frota da empresa, que opera em modelo de baixas tarifas, é formada por 24 jatos 737 da Boeing, mesmo fornecedor da Gol.

A WebJet foi fundada em 2005 e é controlada pela GJP Participações, holding comandada por Guilherme Paulus, que vendeu o controle da operadora de turismo CVC para o grupo de private equity norte-americano Carlyle, em um acordo avaliado em 300 milhões de dólares na época.

Publicidade

Paulus preferiu não incluir a Webjet no acordo com o Carlyle porque esperava obter melhores ofertas de outros interessados, afirmaram pessoas próximas do assunto à Reuters na ocasião.

A negociação da Gol com a WebJet ocorre depois que a TAM anunciou em março a compra de 31 por cento da Trip, sexta maior empresa do setor no país, reforçando sua atuação em mercados no país de média densidade de passageiros. Além da aliança estratégica com a Trip, a TAM também tenta aprovar sua fusão com a chilena LAN para criar a maior companhia aérea da América Latina.