A Gol Linhas Aéreas encerrou o primeiro trimestre com prejuízo líquido de 41,4 milhões de reais, revertendo um lucro líquido de 69,4 milhões de reais no mesmo intervalo do ano passado.
Entre janeiro e março, a empresa foi afetada por um cenário de pressão nos custos operacionais, notadamente o custo de combustível, queda do real frente ao dólar e despesas com tarifas aeroportuárias nos principais aeroportos do Brasil.
"Adicionalmente, o resultado do período foi impactado pelas despesas com resultado financeiro de 23,2 milhões de reais e 25,5 milhões de reais de imposto de renda", afirmou a empresa em comunicado.
Analistas consultados pela Reuters não tinham uma linha de estimativas comuns para a companhia. Seis analistas previram prejuízos que iam de 2,4 milhões a 127 milhões de reais, enquanto um esperava lucro de 32 milhões de reais.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar,a na sigla em inglês) foi de 267,9 milhões de reais no período, queda de 24,2 por cento ante o primeiro trimestre do ano passado.
Os custos e despesas operacionais subiram 22,6 por cento na comparação anual, para 2,158 bilhões de reais.
A receita líquida da companhia no primeiro trimestre foi de 2,166 bilhões de reais, alta de 14,3 por cento em comparação ao primeiro trimestre de 2011.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast