A participação da Gol no mercado de aviação brasileiro ultrapassou a marca de 30% em abril, patamar previsto pela empresa para ser atingido apenas no final do ano. No caminho inverso, a fatia da Varig caiu ainda mais no mês passado, enquanto a TAM manteve a liderança do setor.
Segundo dados do Departamento de Aviação Civil (DAC), divulgado nesta quarta-feira, a TAM transportou 44,3% dos 3 milhões de passageiros que viajaram de avião em abril, enquanto Gol ficou com 33,3% e Varig com 16,5%. Em março, a TAM tinha 44,2%; a Gol (29,7%); e a Varig (19%).
A mais antiga companhia aérea brasileira também ficou na última posição entre as principais empresas do setor em termos de ocupação das aeronaves, partindo em média com apenas 64% dos seus assentos tomados. Enquanto isso, a Gol liderou com 78% de ocupação, seguida pela TAM, com 73%.
No mesmo mês do ano passado, a Varig tinha 26,7% do mercado. A redução se deve, principalmente, à diminuição da frota da empresa e suspensão de algumas linhas, decorrentes da grave crise pela qual passa a companhia que foi líder do setor até meados de 2003.
O mercado doméstico em geral, no entanto, continua decolando, com crescimento médio de 20,3% no ano até abril, mês em que avançou 22,4%.
Já o mercado internacional mostra sinais de desaquecimento devido à baixa temporada, registrando queda de 6,7% em abril e de 5,9% no ano.
A participação da Varig também vem minguando no segmento internacional, caindo para 66,43% no mês passado, contra os 79,31% verificados há um ano. Já a TAM, no mesmo período, avançou de 15,6% para 25,31%.