Com o objetivo de separar seus negócios na internet de outras divisões da companhia, como investimentos e pesquisa, o Google anunciou nesta segunda-feira (10) que vai criar uma nova empresa, a Alphabet.
Sob a nova estrutura, os principais produtos da companhia – o serviço de buscas, mapas, aplicativos, o Youtube e o Android – serão administrados pelo Google, que agora será uma empresa menor, controlada pela holding Alphabet.
Negócios como a Calico, Nest, Fiber, os braços de investimento Ventures e Capital, e as incubadoras do Google serão administrados separadamente, dentro da Alphabet.
Ações
A Alphabet substituirá o Google como entidade negociada em bolsa e todas as ações do Google serão automaticamente convertidas no mesmo número de ações da Alphabet, com os mesmos direitos.
Larry Page disse em uma mensagem em seu blog que seria o presidente-executivo da Alphabet, enquanto o vice-presidente sênior, Sundar Pichai, será o presidente-executivo do Google.
“Esta nova estrutura nos permitirá manter um tremendo foco nas extraordinárias oportunidades que temos dentro do Google,” disse Larry Page em sua mensagem no blog.